Desenvolvimento Motor
A gravidez é um fenômeno reprodutivo que acontece em decorrência de uma relação sexual durante o período fértil da mulher (período da ovulação), ocasionando o encontro do espermatozoide com o óvulo, e sua consequente penetração. A gestação normal tem duração aproximada de 280 dias ou 09 (nove) meses ou 40 semanas, podendo variar de 38 a 42 semanas gestacionais, período em que ocorre todo o desenvolvimento embrionário e fetal - que pode ser subdividido em três trimestres. Cada trimestre, por sua vez, é formado por 12 a 14 semanas de gestação, durante as quais ocorre à estruturação do novo ser, fundamental à sua condição humana.
O fenômeno da reprodução humana é um processo de transição biológica, psicológica e social, sendo diversos os fatores que interferem no desenrolar e no acontecimento da gravidez, que por si só ocasiona fortes, belas e essenciais modificações na vida da mulher em seu corpo, mente, coração, relacionamentos e dinâmica de vida.
O contexto social de cada gestação é fundamental para o desenvolvimento da criança que vai nascer.
Nascimento
Logo após o nascimento, enquanto a mamãe descansa do parto, a equipe médica se encarrega do bebê. Da cabeça aos dedinhos dos pés, os exames iniciais verificam cuidadosamente a saúde do recém-nascido.
Antes de nascer o bebê está num ambiente aquecido e equilibrado. Dentro do útero a temperatura é constante e o alimento e o oxigênio chegam pelo sangue, por meio do cordão umbilical. Além disso, os pulmões estão silabados, isto é, ainda não contêm ar. “O recém-nascido precisa superar vários obstáculos nos primeiros instantes de sua vida, como aprender a respirar e manter sua temperatura”. No momento em que nasce ele conhece a luz, diversos tipos de sons e sensações de tato que nunca havia sentido.
Após longos processos médicos, primeiros momentos (20 a 25 minutos), o RN vai para o berçário onde permanece em ambiente aquecido por três a quatro horas para observação. Só depois disso