DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN (S.D).
Este trabalho objetiva identificar as dificuldades motoras apresentadas por crianças com Síndrome de Down (S.D).
Este estudo entende desenvolvimento com campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica.
A preocupação em discutir no desenvolvimento motor em crianças com S.D é muito importante, pois se refere ao amadurecimento do controle sobre os diferentes músculos do organismo, tal desenvolvimento é comprometido em crianças que apresentam a S.D.
Para a realização deste trabalho, foram realizadas 2 fases: levantamento bibliográfico, nesta fase, realizamos leituras para subsidiar a discussão sobre o desenvolvimento motor para crianças com S.D. auxiliaram-nos na discussão os estudos de Alves (2007), Piaget (2003), Vygostsky (1994), dentre outros.
Na segunda fase, passaremos a interpretar os dados obtidos, levando em consideração o levantamento bibliográfico e os conhecimentos adquiridos durante o curso de Educação Física.
Para apresentar os resultados que serão obtidos durante a pesquisa, este trabalho será organizado em dois capítulos, além das considerações finais e das referencias bibliográficas. No primeiro capitulo apresentaremos as considerações teóricas sobre a síndrome de down. O capitulo dois apresentara um aparato teórico acerca do desenvolvimento motor.
Importa salientar que este trabalho se trata de um estudo preliminar sobre o desenvolvimento motor em crianças com síndrome de down, e não tem a pretensão de esgotar todas as possibilidades de analises.
Síndrome de Down
Segundo González (2007), a Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética, caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, chamada