Desenvolvimento Local e PME em Meio Rural
Desenvolvimento Local e PME em Meio Rural
O presente trabalho tem por objecto, falar sobre o desenvolvimento local e Pequenas e Medias Empresas em meio rural. Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á com a explicação do desenvolvimento local seguido das pequenas e medias empresa, onde poder-se-á ver a importância dessas pequenas e medias empresas no processo de desenvolvimento.
O desenvolvimento local deve ser percebido como sendo, aquele que se articula por meio dos recursos económicos, humanos, institucionais, ambientais e culturais de localidades e territórios delimitados, com economias de escala e potencialidades ainda por explorar, além de uma forte identidade compartilhada. (Lima, Marinho & Brands, 2007)
No entanto o desenvolvimento local não deve apenas ser visto como sendo um crescimento económico, este desenvolvimento envolve um rol de recursos e o aspecto social é o mais importante, na medida que é da rede social que se efectiva os planos.
O desenvolvimento local pressupõe uma transformação consciente da realidade local, corresponde a um processo de melhoramento da qualidade de vida e do bem-estar de uma comunidade, com a consideração das reais necessidades e aspirações dessa comunidade, assim como pela sua própria capacidade criativa.
Outro aspecto relacionado ao desenvolvimento local é que ele implica em articulação entre diversos atores e esferas de poder, seja a sociedade civil, as organizações não governamentais, as instituições privadas e políticas e o próprio governo. Cada um dos atores tem seu papel para contribuir com o desenvolvimento local (BUARQUE, 1999)
Com a citação acima, pode-se perceber que o processo de desenvolvimento não é responsabilidade de apenas uma entidade é necessário que haja integração de acções, que visa a união de esforços de vários sectores, onde cada um tem um papel preponderante do desenvolvimento da sua comunidade.
De seguida passamos a falar das Pequenas e