Desenvolvimento Humano
Em seus relatórios a ONU e o Banco Mundial não usam mais a expressão “países subdesenvolvido” e sim, “país em desenvolvimento em oposição a “país desenvolvido”
O grupo dos países desenvolvido é relativamente homogêneo do ponto de vista socioeconômico, mas o grupo dos países em desenvolvimento é bastante heterogêneo. E como classificar os países que até o início dos anos 1990 adotavam o modelo econômico socialista?
Entre às décadas 1940 e 1960 – houve um generalizado processo de descolonização - África e na Ásia - e surge vários países independentes, todos marcados por profundos problemas socioeconômicos: Altas taxas de natalidade e mortalidade; Baixa expectativa de vida; Subnutrição e Analfabetismo.
Nessa época, a maior visibilidade desses problemas levou o mundo a ter maior consciência das desigualdades entre os países e foram criados os conceitos de “subdesenvolvimento” e “terceiro mundo”.
A maioria dos povos que habitam as ex-colônias tem um padrão de vida muito inferior ao considerado mínimo para o atendimento das necessidades básicas de:
Alimentação
Moradia
Saneamento básico
Saúde
Educação e
Trabalho
Esses países, hoje são conhecidos como “países em desenvolvimento”, e apresentam profundas desigualdades sociais e regionais e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O grupo dos “países em desenvolvimento” possuem condições socioeconômicas diversas. Por isso, há outras classificações dentro desse grupo, que segundo a Unctad, há os “países emergentes” e os “países menos desenvolvidos”.
Países emergentes são aqueles cujas economias estão em rápido processo de crescimento e industrialização, são considerados em transição entre a situação de “países em desenvolvimento” para a de “países desenvolvidos”.
Países menos desenvolvidos são os mais vulneráveis, aqueles que apresentam graves