Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento psicossocial da idade adulta ou meia idade (45-60 anos)é abordado pelos cientistas através das perspectivas do ciclo da vida através das trajetória ou rotas e pelas continuidades e mudanças nos papeis e relacionamentos.
Termo psicossociais a idade a adulta já foi considerada relativamente estável.
Para FREUD não haveria necessidade de terapia a pessoa maior de 50 anos pois sua personalidade já estava formada e os processos mentais eram inflexíveis.
Rogers e Maslow(humanistas) a meia idade era uma oportunidade de mudança positiva,pois para MASLOW a auto realização só pode ocorrer com a maturidade.ROGERS o pleno funcionamento humano exige um processo constante e vitalício para o self ficar em harmonia com as experiências.
PESQUISAS ATUAIS ENVOLVE ESTABILIDADE E MUDANÇA,ELES ESTUDAM 3 TIPOS DE MUDANÇAS:
1. Mudanças relacionadas a necessidade ou a tarefas maturacionais que todos os humanos experimentam em determinada época.
2. Mudanças relacionadas a papeis culturalmente endossados ou com fatos históricos que afetam uma determinada população
3. Mudanças relacionadas a experiências incomuns ou a momentos pouco comum para a ocorrência de eventos na vida.
TEORIAS CLÁSSICAS QUE TRATAM DESSES 3 TIPOS DE MUDANÇAS SÃO:
Modelos de crises normativas=propõem etapas maturacionais de desenvolvimento que se limitam a determinadas coortes(é um conjunto de pessoas que tem em comum um evento que se deu no mesmo período) e culturas-Principais teóricos da crise normativa: Carl Jung e Erik Erickson
JUNG o desenvolvimento exige individuação(emergência do verdadeiro self pela equilibração ou integração das partes conflitantes da personalidade).Diz que tem 2 tarefas necessárias e difíceis na meia idade:abrir mão da imagem de juventude e reconhecer a mortalidade(exige busca pelo significado do self).
ERIKSONa meia idade é época de voltar-se para o exterior(diferente Jung).Por volta dos 40 a pessoa passa pela sétima