Desenvolvimento Humano
A realidade seria construída, então, na relação homem-mundo, dotada da subjetividade do sujeito, e limitada pelas condições de objetividade do mundo. Define-se, assim, a Fenomenologia Existencial e, com ela, o eixo da compreensão do processo de conhecimento desloca-se da sensação e da razão para a relação. Isto é, o conhecimento se construiria nas interações do sujeito com o mundo.
Porém, não é só na Filosofia que a Psicologia tem suas raízes. A Fisiologia também possui uma grande contribuição no surgimento da ciência psicológica. De fato, podemos localizar o nascimento da Psicologia como ciência no final do século XIX, quando os fisiologistas começavam a utilizar métodos científicos para estudar o cérebro, os nervos e os órgãos dos sentidos. A partir daí, cinco movimentos básicos consolidaram a Psicologia enquanto ciência, favorecendo a criação da Psicologia moderna.
O método seria o da introspecção formal.
Atualmente podemos destacar algumas destas teorias que influenciam fortemente o fazer pedagógico nas escolas, algumas tratam da questão do desenvolvimento, outras da aprendizagem e outras de ambas as questões, a saber:
Freud – Desenvolvimento
Erickson - Desenvolvimento
Skinner – Aprendizagem
Piaget – Desenvolvimento e Aprendizagem
Vygotsky – Desenvolvimento e Aprendizagem
Carl Rogers – Desenvolvimento e Aprendizagem