Desenvolvimento humano
Introdução
Neste trabalho vou falar do desenvolvimento humano. Vou definir o conceito de desenvolvimento, vou falar de teorias de desenvolvimento e da adolescência.
O conceito de desenvolvimento
Em qualquer discussão sobre psicologia do desenvolvimento impõe-se a tarefa difícil de definição. As fronteiras que delimitam o desenvolvimento são bastantes vagas. Muitos especialistas não se restringem a determinadas faixas de idade e que deve se estudar o desenvolvimento no decorrer da vida do indivíduo.
Inicialmente, estudiosos da psicologia do desenvolvimento parecem tê-lo conceituado como estudo de mudanças do comportamento que ocorrem em função do tempo. Mas o tempo, em si, não é uma variável psicológica. O que podem causar mudança no comportamento são os eventos que ocorrem em determinado seguimento de tempo. Da mesma forma, considerar que a essência do desenvolvimento está em função da idade cronológica não é adequado, pois ter dois anos de idade significa apenas que dois anos se passaram entre o nascimento e o momento atual, nada tendo sido acrescentado ao tipo de conceituação anterior. O tempo em relação ao desenvolvimento, deve ser apenas uma escala conveniente na qual são ordenados os comportamentos e assinalados as mudanças, não em função do tempo, mas em função de processos intra-individuais e ambientais que levam às mudanças. Quando se fala em desenvolvimento, incorpora-se a personalidade, a aprendizagem, o social, a psicopatologia.
O que resta de específico, ao desenvolvimento, é um primeiro lugar, é o que o caracteriza enquanto mudança focalizado num longo período, enquanto outras áreas, por exemplo, a aprendizagem focaliza mudanças a curto prazo.
O segundo ponto específico é que se atém em períodos de transição, infância, adolescência e mais recentemente, a velhice. É fácil compreender como, no desenvolvimento da linguagem as mudanças que ocorrem entre um e três anos são muito mais interessantes, do ponto de vista