Desenvolvimento Humano
Teoria Freudiana
O desenvolvimento de uma pessoa se inicia desde os primeiros anos de vida, é dividido em fases psico-sexuais que são definidos pelas regiões do corpo, nos quais surgem necessidades que exigem ser satisfeitas definindo como a criança se relaciona com outras pessoas e com si mesma. As fases são sucessivas umas às outras e apesar disso os processos desencadeados em uma fase nunca estão totalmente completos e continuam agindo durante toda a vida da pessoa.
Fase Oral (De 0 à 1 ano e meio) Nesta fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação. E a boca é a região do corpo que lhe proporciona esse prazer, pois é com a boca que a criança entra em contato com o mundo e por essa razão que a criança desta faixa etária tende a levar tudo o que pega à boca. E principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimenta-lo o proporciona satisfação.
Fase Anal (De 1 ano e meio a 3 anos) Já nessa fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus e ao controle da tensão intestinal. É nesse periodo que a criança aprende a controlar as fezes e urina. Uma etapa onde a criança desenvolve as primeiras noções de higiene.
Fase Fálica (De 3 a 7 anos) Nesta etapa a atenção da criança concentra-se na região genital. De início a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao compararem as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pênis, pelo motivo de o mesmo lhe ter sido arrancado (complexo de castração). E a partir de então a menina passa a ter medo de perder o “seu” pênis. Durante este período surge também o Complexo de Édipo, onde o menino passa a expressar uma certa atração pela mãe e a competir com o pai pela atenção da mesma, e com a menina acontece o contrário.
Fase de Latência (De 7 a 11 anos) Este período é marcado por uma característica