Desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida, outras são substituídas a cada nova da vida do indivíduo. 2 Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”
Hereditariedade, Crescimento orgânico, Maturação neurofisiológica e Meio.
Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência. No entanto, a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que se encontra.
Crescimento Orgânico - refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinação padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. 3 Apresente os principais aspectos do “Desenvolvimento Humano”
Aspecto Físico-Motor, Aspecto Intelectual, Aspecto Afetivo-Emocional, Aspecto Social.
Aspecto Físico-Motor – refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo.
Aspecto Intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio.
Aspecto