Desenvolvimento Humano trabalho
As crianças nessa fase começam a emagrecer e crescer de forma muito rápida, começam a dormir menos pois não tem mais tanta necessidade de dormir muito e a probabilidade de desenvolver um problema de sono é maior.
Começam a melhorar a capacidade para alguns esportes, como correr, saltar, jogar bola, etc.
As crianças crescem muito rapidos mas em ritimo diferente principalmente a partir dos 3 anos de idade e começam a perder a forma roliça e fortalecer o sistema musculo-esquelético dando mais proteção aos orgão internos.
Essas mudanças coordenadas pelo cérebro ainda em amadurecimento e pelo sistema nervoso, promovem o desenvolvimento de uma ampla variedade de habilidades motoras. O aumento da capacidade do sistema respiratório e circulatório criam vigor físico e, juntamente com o sistema imunológico em desenvolvimento, mantêm a criança mais saudável.
É importante ressaltar também que hoje a obesidade infântil tem se tornado um problema mundial em uma pesquisa feita no período de 1999 a 2002, mais de 10% das crianças de 2 a cinco anos estavam com excesso de peso. Hoje mundialmente estima-se 22 milhões de crianças com menos de cinco anos obesas, e a tendência para isso pode ser hereditária mas na maioria das vezes são ambientais.
Temos problemas mundiais sérios também com a subnutrição, na Ásia por exemplo quase metade das crianças são subnutridas, 30% na África e 27% na América latina. Vale lembrar que essas crianças vivem circunstâncias de extrema carência, e os efeitos da subnutrição podem ser dificeis de isolar. Essa carência podem afetar de forma direta o desenvolvimento fisico e cognitivo da criança.
Aos três anos de idade os dentes de leite ainda estão no lugar e começam a aparecer os dentes permanentes aos 6 anos. Sendo assim até os quatro anos de idade os pais podem deixar a crianças que tem mania de chupar o dedo, após essa idade o risco de se obter um problema futuro nos dentes permanentes é maior.
As crianças em idade pré escolar