Alfabetização e Letramento
Cursos: Alfabetização e Letramento e Educação Inclusiva
Disciplina: Educação Inclusiva
Atividade Avaliativa
01) Registre algumas possibilidades de recursos disponíveis para a aprendizagem de alunos com paralisia cerebral.
O procedimento de ensino-aprendizagem para alunos com PC deve ser estruturado de forma a privilegiar o seu desenvolvimento geral. Para auxiliar este desenvolvimento, existem recursos disponíveis, tais como: terapia de fala, terapia ocupacional, psicomotricidade, apoio psicológico, fisioterapia, áreas de expressão (dança e música), atividades aquáticas, massagens, informática atividades da vida diária.
02) Aponte o procedimento pedagógico mais adequado para o trabalho com cada categoria de deficiência intelectual.
Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alterações cromossômicas e gênicas, desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.
• Síndrome de Down – alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.
• Síndrome do X-Frágil – alteração genética que provoca atraso mental. A criança apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, além de comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez.
• Síndrome de Prader-Willi – o quadro clínico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No período neonatal, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos.
•