desenvolvimento humano 1
Enfatiza o papel dominante da experiência
Albert Bandura comportamento humano como imensamente plástico, moldado por processos predizíveis de aprendizagem.
A aprendizagem também pode ocorre simplesmente como resultado de observarmos alguém realizar uma ação.
Como o ambiente molda a criança
Condicionamento clássico Pavlov
Condicionamento operante Skiner
Aprendizagem social cognitiva de Bandura
Teorias Psicanalíticas
Sigmund Freud: comportamento é governado por processos inconscientes. Freud propôs a existência de um impulso sexual instintivo, inconsciente , que ele chamada e libido. Ele argumentava que essa energia é a força motriz de todos os nossos comportamentos
Erik Erickson
John Bolwby (Teoria do Apego)
Teorias cognitivo-desenvolvimentais
Jean Piaget: está na natureza do organismo humano adaptar-se ao seu ambiente, este é um processo ativo. Piaget não acha que o ambiente molda a criança. A criança (e o adulto) busca, de forma ativa, compreender o seu ambiente. Ela explora, manipula e examina os objetos e as pessoas de seu mundo.
Lev Vygotsky: formas complexas de pensamento tem origens em interações sociais. Enfatiza que o desenvolvimento da criança se dá num ambiente social e nas interações que ela estabelece com os outros em casa, com os pais, com o professor, com as outras crianças, na escola, na brincadeira. O desenvolvimento das capacidades de pensar, dirigir a sua atenção, conhecer os objetos, aprender a escrever, lidar com números, tudo isso se dá na interação social da criança com os outros.
Zona de desenvolvimento proximal: tarefas difíceis da criança realizar sozinha, mas que ela realiza com orientação
• Resiliência: “Capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade”
Em Vygotsky, o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano e marcante, tanto e que sua teoria e chamada "sociointeracionismo".
Nao ha, em Vygotsky, indivfduo
isolado;