Desenvolvimento global e a engenharia ambiental
As necessidades da sociedade humana de moradia, alimentos e energia desde tempos remotos vêm transformando o nosso planeta.
Nos últimos 100 anos em especial, três fatores contribuíram para acelerar ainda mais este impacto, aumentando os desafios da engenharia ambiental. * Houve uma explosão populacional: em 1900 a população humana da terra que era de 1.650.000.000 de pessoas, em meados do ano 2000 passou de 6.000.000.000 * O desenvolvimento de novas formas de transporte tais como aviões e automóveis exigiram um aumento gigantesco na demanda de energia do planeta ( principalmente petróleo ), aumentando também a poluição * Por fim, o aumento médio da qualidade de vida geral, fez com que o consumo mundial ( principalmente nos países ricos ) aumentasse muito, gerando uma quantidade de lixo nunca vista !
É neste cenário que o profissional de engenharia ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando sempre prevenir e evitar que o planeta seja ainda mais degradado e poluído.
Hoje em dia já começamos a sentir na pele as conseqüências dos últimos 100 anos de progresso acelerado e mal-planejado: os desastres naturais estão aumentando cada vez mais, a poluição das grandes cidades está deixando a população cada vez mais doente e a temperatura da terra está subindo.
Muita gente deve estar se perguntando: e será que ainda tem jeito? Sim, claro que temos jeito! E grande parte da solução está relacionada à gestão e engenharia ambiental.
O profissional de engenharia ambiental atuando no gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.
Contribuições que a Engenharia Ambiental pode dar para um Planeta mais Sustentável:
Segundo o IBGE, nesta década, 98% dos municípios Brasileiros já contam com serviços de