Biologia celular
A Membrana plasmática (ou celular) engloba a célula, definindo seus limites, separa o meio intracelular do extracelular e é o principal responsável pelo controle da saída e entrada de substâncias da célula. Ela é constituída por duas camadas lipídicas fluidas e contínuas onde estão inseridas moléculas protéicas, receptores específicos, que confere o modelo mosaico fluido.Dentre as mudanças ocorridas entre elas encontram-se o processo osmótico que se dividiu em 3 partes,sendo essas isotônica, hipertônica e hipotônica
Isotônica : É o equilíbrio molecular de duas soluções de igual poder osmótico. Osmótico é processo no qual um solvente atravessa uma membrana seletivamente permeável de uma solução diluída para uma solução mais concentrada e que só termina quando se atinge o equilíbrio, ou seja, quando as duas soluções atingem a mesma concentração.
Hipertônica : Um meio hipertônico é justamente aquele que apresenta concentração de um soluto maior em relação a outro meio.
Hipotônica : Um meio hipertônico é justamente aquele que apresenta a concentração de soluto em menor concentração do que a do solvente no meio, ou seja a tendência é entrar mais água para um meio concentrado no caso o meio que temos uma grande quantia de soluto,fazendo com que esse meio encontre-se com maior quantia
Objetivo
1. Conhecer a morfologia dessa célula eucariótica vegetal. 2. Observar o vacúolo e suas transformações em cada etapa realizada 3. Observar a profundidade de foco (células em três dimensões). 4. Observar os fenômenos da plasmólise e desplasmólise em célula vegetal.
Materiais e Métodos :
-Lâmina
-Laminula
-Água
Glicose
Tubo de ensaio
Pipeta ( conta gotas)
Microscópio
Nessa aula observamos o comportamento do vacúolo em meio isotônico, hipertônico e hipotônico, primeiramente foram