Desenvolvimento embrionário de abelhas
FECUNDAÇÃO:
O óvulo é ativado pela penetração do espermatozoide e fusão dos pró-núcleos, masculino e feminino.
O sistema de determinação do sexo é haplodiploide onde os macho se originam por partenogênese arrenótica (ovos não-fecundados) e as fêmeas são originadas pelo processo normal de fertilização.
O que causa a aproximação dos sexos são feromônios sexuais que desencadeiam reações comportamentais no sexo oposto e podem atraí-lo de longas distancias, congregando vários indivíduos em torno do emissor do atraente no caso a rainha. Após a aproximação, outros tipos de feromônios, geralmente designados como afrodisíaco, estimulam o comportamento de corte e copulação.
O feromônio mais conhecido é a substancia de rainha produzida nas glândulas mandibulares que atraem os machos ate 60m de distância.
O acasalamento ocorre durante o voo em áreas especiais de congregação. Durante a copulação o macho everte sua genitália para o interior da câmara do ferrão da rainha. A ejaculação é explosiva rompendo o endófalo e liberando os espermatozoides , os quais são propelidos para o interior dos ovidutos.
Uma grande quantidade de muco é depositada na vagina em seguida ao sêmen, o qual se coagula rapidamente constituindo uma “rolha” que impede o refluxo do sêmen porém não impede outros acasalamentos.
TRANSFERÊNCIA E ULTILIZAÇÃO DO ESPERMA
Os espermatozoides são primeiro armazenados nos ovidutos lateraise através de movimentos abdominais são forçados novamente para a vagina, onde são barrados pela válvula vaginal e então forçados para dentro da espermateca, este processo leva de 10 a 24 horas para ser realizado.
A rainha pode se acasalar com machos de subespécies diferentes, estudos apontam que não há preferência.
FECUNDAÇÃO DO ÓVULO
Existem dois tipos de óvulos que podem ser postos:
1. OVOS FECUNDADOS: originarão fêmeas
2. NÃO FECUNDADOS, que na maioria das espécies originarão machos.
Nas colônias existem