Desenvolvimento embrionario vegetal
A célula mais interna também sofre varias mitoses formando o proembrião, que e uma massa de células completamente indiferenciadas e com alto poder de divisão. A medida que o embrião avança no seu desenvolvimento, observa-se o aparecimento de diferenças entre essas células como: densidade no protoplasto, vacuolização e posicionamento das células. Surge, assim, a primeira fase do embrião - Embrião Globular - observados os meristemas primários (tecidos embrionários com alto poder de divisão que originam todos os tecidos vegetais): protoderme (origina a epiderme), meristema fundamental (origina parênquima, colênquima e esclerenquima) e procâmbio (origina xilema e floema).
Na segunda fase do desenvolvimento embrionário - Embrião Cordiforme - ocorre o crescimento das laterais para o desenvolvimento dos cotiledones.
Na terceira e ultima fase - o Embrião Torpedo - 0 desenvolvimento já esta completo, observando-se alem dos meristemas, os cotiledones completamente desenvolvidos e o eixo embrionário (com a plumula e o eixo hipocótilo-radícula).
Obs.: A maneira como o desenvolvimento embrionário foi descrito não esgota a variedade de nuances encontradas no reino vegetal.
Durante os estágios iniciais da embriogênese, a divisão celular ocorre em todo o corpo do embrião em desenvolvimento. Apos o desenvolvimento completo deste embrião, a adição de novas células fica restrita as regiões do MAC (meristema apical do caule) e da Radícula -