As redes sociais aplicadas à gestão do conhecimento
Resenha do artigo: As redes sociais aplicadas à gestão do conhecimento nas organizações: uma revisão da literatura
Antonio José de Castro Prof.:
Belo Horizonte Julho de 2012
Resenha do artigo: As redes sociais aplicadas à gestão do conhecimento nas organizações: uma revisão da literatura, de, Douglas Paulesky Juliani, Danielle Faust Cruz, Aline França Abreu e Jordan Paulesky Juliani.
O artigo As redes sociais aplicadas à gestão do conhecimento nas organizações: uma revisão da literatura, foi apresentado durante o 9º CONTECSI (International Conference on Informaion Systens and Technology Management), são autores deste: Douglas Paulesky Juliani, Danielle Faust Cruz, Aline França Abreu e Jordan Paulesky Juliani, os três primeiro, na ocasião, ligados à Universidade Federal de Santa Catarina e Jordan Juliani, à Universidade Estadual de Santa Catarina.
Este trabalho discute as contribuições das redes sociais para a Gestão do Conhecimento nas organizações, levando-se em consideração que o conhecimento é um elemento potencializador, que pode oferecer vantagens competitivas para as organizações. O artigo baseia-se também no conceito de peer-to-peer (P2P), que são as novas e poderosas tecnologias interativas, estas têm o potencial de moficar a relação de interação entre as organizações e seus membros, e possibilita novos tipos de conexão, aproximando pessoas geograficamente distântes, em torno de projetos de cooperação.
O texto é organizado em cinco partes, primeiro a introdução e contextualização, neste capítulo o leitor irá compreender a natureza da obra e seus objetivos. A segunda parte é o referencial teórico, que traz de forma abrangente os principais teóricos do tema e suas contribuições. A metodologia de pesquisa é o terceiro item, que revela