Desenvolvimento econômico local
Arapongas - Paraná
2012
ELI RODOLFO DE SOUZA MENDONÇA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração de Empresa da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia.
Professores: Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Marcia Bastos.
Arapongas - Paraná
2012
Desde 1970, muitos estudiosos da temática de desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos estados nacionais. O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento muitas vezes com profundas conseqüências econômicas, sociais e espaciais (A.V. BARQUEIRO, 1993, P.72).
O Brasil vem sendo fustigado por forte crise econômica desde o inicio dos anos 1980. Os impactos negativos da crise tornaram-se bastantes evidentes na década de noventa, principalmente nas grandes cidades e nas metrópoles que, por concentrarem mais pessoas, acabaram, em tese, por concentrar problemas sócio-econômicos deste os anos de 1990, o Brasil também vem enfrentando uma crise federativa que afeta os municípios. Nesse período também começaram a surtir os primeiros efeitos das mudanças trazidas pela Constituição de 1988 que