Técnicas da po
A Programação Linear é um modelo simbólico, composto por números e símbolos matemáticos que fazem o papel de variáveis de decisão. O modelo é constituído por uma expressão linear, denominada Função Objetivo, e por um conjunto de expressões lineares, ou Restrições, envolvendo as variáveis de decisão.
Assim, na forma padrão, o modelo de programação linear consiste em escolher as variáveis de decisão x1 x2 ... xn, dentro de uma estrutura em que se busca otimizar o valor da função objetivo Z, respeitando diversas restrições lineares. EXEMPLO
# A Programação Linear é uma técnica de Otimização.
# A Programação Linear é uma ferramenta utilizada para encontrar o lucro maximo ou o custo mínimo em situações nas quais temos diversas opções de escolha sujeitas a algum tipo de restrição.
# Estudo de como formular e construir modelos matemáticos de decisão.
# Analisar, compreender a natureza dos problemas e soluções possíveis.
# Almeja-se maximizar (lucro,receita, capacidade de produção) e minimizar (custos, insumos).
Teoria das Filas
Um dos sintomas mais freqüentes de funcionamento deficiente de um Sistema é a existência de filas (filas de clientes, filas de produtos, etc.). Quando o número de clientes á espera de atendimento, num banco, por exemplo, for muito grande permanentemente, é sinal de que o número de caixas não está adequadamente dimensionado.
Teoria das Filas trata de problemas de congestionamento de sistemas, onde a característica principal é a presença de clientes solicitando serviços de alguma forma. Em sua expressão mais simples, um sistema de filas é composto por elementos que querem ser atendidos em um posto de serviço e que, eventualmente, devem esperar até que o posto esteja disponível. As aplicações em administração são muitas:
1. Estabelecimento de uma política de atendimento ao público, em empresas concessionárias de serviços públicos, determinando o número de atendentes e a especialização de cada um.
2. Estudo de