Desenvolvimento econômico local: uma visão de são josé dos campos
Com o fim da ditadura, a democratização do governo trouxe mudanças para a população e para o reestabelecimento do poder do Estado e inserção de nova políticas havendo a necessidade de abertura do comércio.
Frente a esta nova forma de governo viu-se a necessidade de descentralização do poder dando mais autonomia para os governos locais, para que o progresso do Estado seja maior e mais eficaz.
De acordo com o texto de VITTE “Gestão de desenvolvimento econômico local: Algumas considerações.” – Estes locais devem ser definidos como municípios, conjunto de municípios, um estado (UF) ou mesmo uma região, sendo o município a mais localizada instância de poder no Brasil.
No brasil há politicas de desenvolvimento regional, verificando as necessidades de cada região com o intuito de diminuir as desigualdades sociais. Para ser mais especifico falaremos de São José dos Campos e suas politicas de desenvolvimento econômico.
Conforme o exposto no site da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a cidade esta aproveitando os recursos disponíveis, buscando estimular e orientar o desenvolvimento econômico sustentável do município nos campos da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Com a missão de expandir a infraestrutura econômica do município e atrair investimentos produtivos nos setores de indústria, comércio e serviços.
Verificando especialmente negócios que agreguem valor, utilizando o capital humano local e regional, para complementação das necessidades da população e das forças produtivas.
Frente à secretaria de desenvolvimento econômico de São José dos Campos esta José de Mello Corrêa, formado em engenharia eletricista pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos. Com experiência nos seguintes cargos:
- Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos
- Presidente do Lions Clube Centro de São José dos Campos
- Diretor da Vip Construtora
- Gerente