Desenvolvimento economico local
márcia melo marques
produção textual desenvolvimento econômico local
Montes Claros
2012
MÁRCIA melo marques
produção textual desenvolvimento econômico local
Teorias da administração I; Comunicação e Linguagem; Sociologia; Filosofia.
Profs.: Samara Headley; Marcelo Silveira; Wilson Sanches; Márcia Bastos.
Montes Claros
2012
A transformação em relação ao mercado, outra característica marcante da reestruturação capitalista e da crise dos anos de 1970, é marcada por uma saturação da produção em massa. Grande parte das classes sociais, com disponibilidade para o consumo, já estava coberta pelo consumo em massa. A procura seria cada vez mais dependente da reposição e não das novas aquisições, gerando assim maiores flutuações no mercado. Além disso, torna-se possível produzir cada vez mais com cada vez menos trabalho vivo. As empresas, portanto, intensificaram a procura por novos meios de aumentar a produtividade e desenvolver novos produtos e novos mercados. Promoveram uma redução do tempo de vida útil dos produtos e investiram no discurso da qualidade total e diversificação da produção.
Na economia internacional, houve o choque do petróleo e a elevação das taxas de juros na primeira metade dos anos de 1970, mais especificamente em 1973/4, aprofundando a tendência à queda da taxa de lucro das empresas.
Em relação ao Estado, houve uma profunda crise do Estado do bem-estar social que passou a ter um déficit muito elevado. É justamente neste momento, e diante desta situação, que se instaurou a política neoliberal como forma de resolver a crise dos anos 1970 no que se refere às políticas do Estado. As politicas brasileiras para o desenvolvimento local são: Políticas de apoio ao protagonismo local que estimulam um ambiente de participação democrática, de planejamento participativo e gestão compartilhada; Políticas para ampliar as formas de