Desenvolvimento economico local
Introdução
O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais, que ocorreram na década de 1970 influenciaram nos rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil. Nesse período os estudiosos começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em outros países capitalistas do pós-guerra, quando o planejamento da vida econômica era realizada pelos Estados nacionais.
Nesse momento temos muitas transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, e com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores, causando muitas mudanças econômicas, sociais e espaciais.
Nas últimas décadas, as transformações na economia mundial, os processos de democratização nos países europeus e a redemocratização nos países latinos americanos, a instância local de poder surgiu como tema, caracterizando saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.
Os estudos da escala local remetem ao estudo sobre poder local, visto como relação de forças, das quais se processam alianças e confrontos entre atores sociais em um espaço delimitado, com formação de identidades e práticas políticas específicas. Este espaço específico, refere-se ao município. O município e entendido como o espaço político local que permite discussões de diversos enfoques: pautas de convivência e cooperação entre membros da sociedade, competição, conflito, herança política local e formas de exercício do poder, não apenas fisicamente localizado, mas socialmente construído. ( cf. T. FISHER, 1993, p.10-12)
A completa transição democrática com o fim das ditaduras, as críticas e polêmicas sobre as concepções, táticas e estratégicas da esquerda têm obrigado a que se repense e recoloque os enfoques sobre o