Desenvolvimento economico chinês
Levando-se em cosideração a entrada da China, principalmente a partir da década de 90, na economia de mercado, ajustando-se ao mundo globalizado, o pais como um todo, evoluiu economicamente em todos os setores economicos. O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas fatores ampliados devido à incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.
Com a abertura da economia para a entrada do capital internacional, muitas empresas multinacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo. E devido ao controle governamental dos salários e regras trabalhistas, as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra, fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país.
A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria-prima, como por exemplo o minerio de ferro, este que apos industrializado se torna, produtos siderurgicos derivados do aço.
Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.
Os bons resultados da Balança de Pagamentos
A conta capital e financeira registrou um aumento de US$ 10,9 bilhões em relação ao acumulado no ano até outubro entre 2010 e