Desenvolvimento do caráter moral
Aline Cecília
Alisson Lucena
Ana Victória Camarotti
Priscila Joyce Tenório
Priscilla Mariane Bulhões
Thaynara Ruana
Desenvolvimento do caráter moral e tolerância em Rawls e Hoffe.
Caruaru-PE
Associação Caruaruense de Ensino Superior- ASCES
Trabalho requerido pelo professor Alexandre Costa para obtenção de nota referente à 1º unidade de Filosofia do Direito da faculdade ASCES.
Caruaru- PE
Introdução
Para Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o constrói, fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade. A liberdade plena só pode ser alcançada a partir do momento em que o homem compreende que deve cumprir a lei moral e é capaz de cumpri-la. O papel da educação é aperfeiçoar as disposições que o homem já traz dentro de si referentes a esta lei.
O autor considera que a educação deve atender a quatro aspectos imprescindíveis para seu desenvolvimento: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
Em linhas gerais, Kant vê na educação (mais especificamente na educação prática tendo em vista que a educação física está mais relacionada a questão de cuidados para a manutenção do corpo e na contenção do homem) um passaporte para a perfeição da humanidade. Cada geração se aperfeiçoaria mais que a anterior visando um ideal de perfeição, que segundo o próprio autor, estaria apenas no plano das idéias, porém impulsionaria os homens para que gradativamente, geração após geração.
Sua obra apesar de ter sido elaborada exclusivamente no campo teórico, sem relações empíricas com o meio infantil e escolar é reconhecida como um marco da pedagogia iluminista, pois representa a confiança da reforma da sociedade através da educação. Este é um dos traços da pedagogia kantiana que pode ser encontrado ainda hoje no ideário educacional.
As idéias de uma sociedade justa e bem organizada, tal como as apresentadas por John Rawls e Otfried Höffe,