Desenvolvimento do brasil (petroleo)
No início dos anos 70, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado Choque do Petróleo. Com isso, o mercado tornou-se conturbado e marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também quanto ^^à garantia do suprimento. Como importante cliente das companhias estatais dos países da OPEP, com as quais manteve bom relacionamento ao longo dos anos, a Petrobras conseguiu manter o abastecimento do mercado brasileiro.
PARA SUPERR AS DIFICULDADES, O GOVERNO ADOTOU MEDIDAS ECONOMICAS, ALGUMAS DIRETAMENTELIGADAS AS ATIVIDADES DA PETROBAS, COMO A REDUÇAO DO CONSUMO DE DERIVADOS E O AUMENTO DA OFERTA INTERNA DE PETROLEO. UM EXEMPLO FOI O INCETIVO AO USO DO ALCOOL CARBURANTE COMO COMBUSTIVEL AUTOMATICO, COM A CRIAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DO ALCOOL. PASSOU A SER DADA PRIORIDADE AOS INVESTIMENTOS EM EXPLORAÇAO NO MAR E PRODUÇAO, OCASIONANDO AUMENTO DA PRODUÇAO DO PETROLEO NACIONAL, QUE PASSOU A OCUPAR ESPAÇO CADA VEZ MAIOR NA CARGA DAS REFINARIAS.
Nesse momento de crise, no qual o preço do petróleo estava alto, a melhor alternativa foi continuar investindo na exploração do mar. Ao aumentar a produção nacional, o Brasil dependeria menos de importar um produto caríssimo, conseguindo também, aumentar suas reservas, o que tornaria possível aumentar suas exportações.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém,