Desenvolvimento distribuído de sistemas
Rafael S. Carvalho1, Rangel Ebert1, Roberto Schuster1, Wolker Wegner1,
1Curso de Ciência da Computação - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
– Santa Cruz do Sul – RS – Brasil
r.carvalho1986@gmail.com, rangel_rockmetal@hotmail.com, beto_schuster@hotmail.com, wolkerw@gmail.com
Abstract. This article describes the concepts, advantages and disadvantages of developing distributed systems, addressing primarily the methods of resolution to reduce the effects of the disadvantages presented and maximizing the benefits, thus generating higher productivity and lower costs.
Resumo. Este artigo descreve os conceitos, as vantagens e desvantagens do desenvolvimento distribuído de sistemas, abordando principalmente, os métodos de resolução para a diminuição dos efeitos das desvantagens apresentadas e maximização as vantagens, gerando assim maior produtividade e menores custos.
1. Conceito
Hoje em dia, a globalização já deixou de ser uma tendência, para se tornar uma realidade no mundo todo. Seguindo essa realidade, o desenvolvimento de sistemas esta tomando o mesmo caminho. Para aproveitar ao máximo os recursos que o mundo oferece, o desenvolvimento de sistemas esta deixando de ser totalmente centralizado, para ser distribuído, ou seja, os sistemas passam a ser desenvolvidos por grupos de desenvolvimento estabelecidos em diferentes localidades, cidades e até países. Figura 1. Equipes Centralizadas e Distribuídas
A Figura 1, representa dois tipos de equipes de desenvolvimento de sistemas. Uma (à esquerda) com o esquema tradicional, centralizado em uma mesma localização física. A outra (à direita) organizada de uma maneira distribuída, com algumas equipes na mesma localização física da matriz, outras equipes em cidades e outras até em outros países.
2. Vantagens e desvantagens
Entre todas as características do desenvolvimento distribuído de sistemas, as que mais motivam a opção por esse tipo de desenvolvimento, são