desenvolvimento de um sistema de custo para uma empresa de ramo metal-mecanico
Desenvolvimento de um sistema de custos para uma empresa do ramo metal-mecânico André Guerreiro Castro (RBS) andregcastro@hotmail.com
Marcelo Luiz Pereira (GM) marcelopereira@producao.ufrgs.br
Francisco J. Kliemann Neto (UFRGS) kliemann@producao.ufrgs.br
Resumo:
Este artigo apresenta o caso de implementação de um sistema de custos em uma empresa do ramo metal-mecânico. Inicialmente é feita uma apresentação da empresa destacando-se aqueles pontos relevantes para um sistema de custeio. Passa-se então para uma breve revisão bibliográfica sobre princípios e métodos de custeio que apoiará a decisão sobre a ferramenta a ser utilizada. Finalmente, são descritas todas as etapas de implementação do sistema e as principais informações gerenciais geradas.
Palavras chave: Sistemas de Custeio, Princípios, Métodos, Centros de Custos.
1 Introdução
Atualmente, devido ao aumento da concorrência e das exigências por parte dos clientes, as empresas vêm tornando suas estruturas mais complexas, incrementando seus gastos. Porém nem sempre é possível repassar esses gastos aos produtos. Neste ambiente, as informações relativas aos custos produtivos devem ser precisas e eficientes, facilitando o processo de tomada de decisão.
Neste trabalho, pode-se observar um resumo dos princípios e métodos de custeio, a estruturação e implementação de um sistema de custos em uma empresa do ramo metalmecânico, bem como a análise das informações geradas.
2 Caracterização da empresa
A empresa em questão foi fundada em 1974, está situada no Distrito Industrial de
Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, e é um dos principais fornecedores mundiais no seu mercado, fornecendo componentes para motores de automóveis, motos, tratores e caminhões, atendendo também o mercado de reposição.
Seus produtos são fornecidos para o mercado automobilístico do Brasil, Argentina,
Alemanha, México, Japão e Irã. Seus principais clientes