Desenvolvimento de software: uma carreira promissora
Yahoo! NotíciasSex, 29 Jan - 11h03
Recomendar!
Por Flavio Amaral*
Se você é estudante de informática e quer dedicar sua carreira em desenvolvimento de software ou tem espírito empreendedor e deseja desenvolver produtos de alcance mundial, o momento atual não poderia ser mais propício. Esse artigo não é só para os estudantes, mas vale para qualquer um que queira ganhar dinheiro com desenvolvimento de software.
Quando me formei, em 1995, o campo de desenvolvimento de software não me atraia muito, pois, na época, o que o mercado precisava na cidade de Natal era de programadores da linguagem Clipper, que ainda rodava no MS-DOS. O trabalho de construir um aplicativo era grande e maior ainda era o esforço de vendê-lo a um preço justo que cobrisse o custo do desenvolvimento. Cheguei a desenvolver alguns programas em conjunto com amigos, mas vi que não era aquilo que queria fazer e optei por trabalhar na área de Internet. Cheguei até a desenvolver um programa em C++ para avaliar preços de imóveis via web.
Hoje o cenário para quem quer programar mudou muito e mudou para melhor. É possível investir pouco e ter um retorno alto se acertarmos no desenvolvimento de um produto de sucesso. Um computador, Linux, livros de programação e uma conexão com a Internet é tudo que se precisa para começar.
A grande aposta para o presente e para o futuro é o desenvolvimento de aplicações para celulares. Há alguns anos, isso já era rentável para quem fazia ringtones e jogos. Contudo, hoje temos um cenário totalmente diferente e mais atraente. Os celulares ficaram com mais poder de processamento, mais memória e mais fáceis de usar. A velocidade de acesso à Internet com eles só faz aumentar, o que não impõe limitações para desenvolvimentos de aplicações que requerem maior uso de banda. A Apple, com seu iPhone, revolucionou o mercado com um novo design e o acompanhou com uma loja para venda de aplicativos. O Google entrou no jogo de