Desenvolvimento de RH
Brasília/DF – 16, 17 e 18 de abril de 2013
ATIVIDADES PERTINENTES AO
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS
HUMANOS: A DEFINIÇÃO TEÓRICA VS A
PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA
Natália Gomes Campos
Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda
2
Painel 04/015
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: estudos e reflexões após sete anos de implementação
ATIVIDADES PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DE
RECURSOS HUMANOS: A DEFINIÇÃO TEÓRICA VS A PERCEPÇÃO
DE PROFISSIONAIS DA ÁREA
Natália Gomes Campos
Pedro Paulo Teófilo Magalhães de Hollanda
RESUMO
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública
Federal direta, autárquica e fundacional (PNDP) e as diretrizes dela decorrentes têm entre suas finalidades alcançar o “desenvolvimento permanente do servidor público”.
Considerando que o desenvolvimento de recursos humanos é composto pelas atividades de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) a presente pesquisa teve como objetivo descrever o processo de regulamentação da PNDP no âmbito de uma Agência Reguladora a partir da percepção dos sujeitos envolvidos no processo de capacitação dos servidores e como as atividades de TD&E são compreendidas pelos mesmos. Partiu-se do pressuposto de que a ausência de um consenso quanto às definições das atividades de TD&E pode apresentar-se como um obstáculo tanto para sua operacionalização em organizações como também para argumentações teóricas e respectivas pesquisas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com gestor, servidores e colaboradores da organização. Conclui-se que, embora didaticamente possa parecer razoável a conceituação desagregada dessas três atividades, empiricamente tal divisão se mostra falha e confusa.
3
INTRODUÇÃO
As expectativas dos cidadãos por um bom serviço e pela criação de valor para o dinheiro dos impostos têm aumentado (OCDE, 2010), trazendo como conseqüência a necessidade de uma