Desenvolvimento de produtos
O processo de se desenvolver produtos constitui o ponto crucial dentro uma empresa que almeja ser líder no setor que atua. Antigamente, produzir um produto com baixos custos e vender em larga escala era o necessário para se obter sucesso. Tal conceito não se aplica nos tempos atuais. Saber criar valor agregado ao produto é a chave do negocio. Neste ponto, o processo de desenvolvimento de produtos tomou outra direção, tendo agora como principal atividade para se iniciar a criação de um produto as necessidades do mercado que ele irá atuar.
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos; Liderança de Mercado; Valor agregado;
1. INTRODUÇÃO
Produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos, com a finalidade de satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Quando se vende um produto, as empresas vendem muito mais do que um produto físico em si, elas procuram dar satisfação, o uso ou o benefício proporcionado por um produto que é desejado pelo consumidor.
Porem um produto é mais do que um objeto tangível, que tem aplicações específicas e que foi criado a partir de um processo de fabricação, pode vir também em forma de algo intangível, como por exemplo, serviços.
Portanto, o sucesso de um produto está diretamente relacionado com a capacidade de seus consumidores perceberem seu valor agregado, e para que isso aconteça, as empresas precisam aumentar a visão de que produtos são apenas uma função física de seus componentes. Tais componentes são importantíssimos, porem aplicam pouco efeito sobre como os consumidores observam o produto, pois para o consumidor o importante são os benefícios e a satisfação que ele ganhará com a compra do produto.
2. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
A inovação dos produtos é algo vital para crescimento, lucratividade e longevidade das empresas, porem, ela representa um grande risco, principalmente quando falamos de um novo produto.
O estágio de maior risco no lançamento