Desenvolvimento de produtos
As organizações encontram-se atualmente inseridas em um ambiente aonde a concorrência vem aumentando exponencialmente, onde os mercados mostram-se mais exigentes e onde inovação, política ambiental e sustentabilidade são palavras de ordem. A área de desenvolvimento de produtos assume, em meio a este cenário, um caráter fundamental para a sobrevivência das organizações, pois à medida que estas se vêem obrigadas a alterarem suas estratégias, ou a atenderem novas exigências de mercado são também obrigadas a mudarem as formas pelas quais vêm desenvolvendo seus produtos, a menos que sejam altamente flexíveis, fato desejado, mas raramente observado na grande maioria das organizações. Contudo, alterações ou mudanças organizacionais não são processos triviais e várias são as resistências e as variáveis a serem analisadas. Principalmente em uma área tão singular quanto é a área de desenvolvimento de produtos.
1. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (PDP) NAS EMPRESAS
Segundo Clark e Fugimoto(1991), o processo de desenvolvimento de produto tornou-se uma poderosa ferramenta para a melhoria do desempenho das empresas no quesito satisfação das expectativas dos clientes, a ponto de fazer a diferença na competitividade de uma empresa e de seus produtos a longo prazo. Segundo Rozenfeld (2006), o aumento da concorrência, as rápidas mudanças tecnológicas, a diminuição do ciclo de vida dos produtos e a maior exigência por parte dos clientes orientam as empresas para que tenham agilidade, produtividade e alta qualidade, que dependem, necessariamente da eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento.
1. Definições do PDP
Rozenfeld (2006) define o Processo de Desenvolvimento de Produto como um conjunto de atividades resultantes das necessidades e/ou possibilidades do mercado, das restrições tecnológicas, das estratégias competitivas e do produto da empresa, de modo a garantir a capacidade de