Desenvolvimento das linguagens de programação
Assim como os computadores se desenvolveram superficialmente e estéticamente, mudando seus contornos, tamanhos e utilizaçao, houve também transformações operacionais, internas, que advém da criaçao das linguagens de programação e o desenvolvmento do hardware.
Essas mudanças vem da necessidade de resoluções de problemas, aumento da produtividade dos usuários (programadores) e escritura de programas de forma mais rápida, organizada.
Uma linguagem é a descriçao formal de um algoritmo (sequencia finita de intruções) , ou seja, baseia-se num conjunto de regras, definições, para executar um procedimento.O Hardware é o componente essencial na parte de armazenamento de dados e calculos.
Antes de 1940 e do nascimento dos computadores de primeira geraçao, desenvolvidos durante a segunda guerra mundial, houve muitas tentativas de auxiliar os cálculos e com isso foi criado, por exemplo, o relogio calculador que utilizava engrenagens e foi colocado em prática por Kepler. A máquina que utilizava cartões perfurados foi um marco na programaçao e ,criada em 1801 por Joseph-Marie Jacquard, foi base para as máquinas de ordenaçao desenhadas que controlaram o censo dos Estados Unidos em 1890. Os cartoes perfurados também foram utilizados par resolver equaçoes diferenciais determinando mais um passo na computação científica.
O primeiro programa de computador foi criado antes dos anos 40 - nos quais computadores elétricos efetivamente nasceram - por Ada Lovelace, para uma máquina criada por Charles Babbage que se utilizava de cartoes perfurados , no qual foi apresentado um método para calcular os números de Bernoulli. A maquina de Babbage descrita em 1835, nao foi efetivamente construida, e por volta de 1840 que Ada desenvolveu seus algoritmos.
Nos primórdios da computação os programas eram escritos em codigo binario e as linguagens estavam no código de máquina, por isso, as idéias dos programadores eram de difícil visualizacão e execução, por nao