Desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida
Introdução
Os estimulos adequados e acompanhamento diário do ser que acaba de nascer farão com que qualquer problema detectado, nessa fase, seja monitorado por profissionais capacitados, possibilitando plenas condições de tratamento e cura.
Entende-se:
Desenvolvimento Corporal:
- Motor: Controle de movimentos;
- Curvas de Crescimento: Peso, altura, crescimento da circunferência da cabeça e dos braços;
- Perceptivo: Visão, audição, olfato, tato e paladar.
Desenvolvimento Cognitivo:
Linguagem e memória.
Desenvolvimento Psicossocial:
Social, emocional e adaptativo.
Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida
- 1 a 4 meses: Nesse período os movimentos da criança são causados por reflexos, sendo involuntários. Olha para o rosto das pessoas que o observam, porém não os reconhece, senão pelo cheiro ou pela voz. Necessita muito de toque, amor e carinho.
-5 a 9 meses: A criança fica mais ativa e seus movimentos não são mais gerados por reflexos. Inicia as primeiras sílabas, apanha objetos e os troca de mãos e recusa aproximação de pessoas estranhas, é muito apegado à mão ou à pessoa que cuida. Além de mamar já come outros alimentos.
-10 a 12 meses: Já consegue dar os primeiros passos, pronuncia algumas palavras, gosta de imitar os adultos e aponta para o que quer e atende pelo próprio nome.
-1 a 2 anos: Começa a comer sozinho, sobe e desce degraus e cadeiras, brinca de imitar com outras crianças mas sempre procura os olhos dos pais, e cabe ao responsável impor limites.
-2 a 4 anos: A criança gosta de ajudar a se vestir, a mãe deve aos poucos tirar as fraldas e ensinar a usar o piniquinho com paciência. Já demonstra suas alegrias, tristeza e raiva. Gosta de ouvir histórias e está cheia de perguntas. Tem muita curiosidade sobre tudo o que a cerca e brinca imitando o seu cotidiano.
-4 a 6 anos: Já toma naho e