Desenvolvimento da china
RA 4200060385 – Curso de Administração de empresas – 5º Sem.
Faculdade Anhanguera Dourados – MS
Desenvolvimento econômico
Desenvolvimento econômico da china – Aula tema 03
A china é hoje a segunda maior potencia econômica do mundo, atrás somente dos EUA. Esse país atrai profundamente grandes investidores internacionais, por conta das vantagens de negócios para atuação no país, com a ampla mão de obra presente nesta nação e seu custo bem inferior correlação aos demais países. Porem há também fatores que dificultam a efetividades de tais negócios, como a alta corrupção que é encontrada nos negócios locais, que um dos maiores motivos de descontentamento da população da china. Outro fator também que dificulta o a viabilidade dos negócios na china são os dados referentes a alta taxa de envelhecimento da população, que o governo chinês adota controles de natalidade no pais.
Em relação à competitividade da china com outros países, o que se deve mencionar e destacar são recentes reformas trabalhistas que a China foi sujeita, gerando como consequência aumentos de salários e mais gastos com funcionários de indústrias. Com a criação de leis de amparo ao trabalhador chinês, as indústrias/empresas do país teve um aumento considerativo dos custos com produção, causando certa preocupação com investidores de capitais do exterior. A concorrência da china está inteiramente voltada à mão de obra, em que já se tem a hipótese de transferências de multinacionais que atuam na china para outros países com mão de obra mais barata, como Vietnã, Malásia, Índia entre outros.
Apesar dos riscos aparentes sobre os negócios na china, há levantamentos de dados por consultorias mundiais sobre analise de viabilidade e de desenvolvimentos de negócios futuros, de que a china nos próximos anos passara a ser a maior potencia econômica do mundo, ultrapassando os EUA. Os pontos fortes apontados nestes levantamentos são a forma de como o governo chinês trata a