Desenvolvimeno
Dinâmicas
Jucimara a Danada
Como Montar uma dinâmica de grupo?
Para montar uma Dinâmica em Grupo primeiramente é necessários analisar alguns elementos importantes para o seu desenvolvimento.
Elementos da dinâmica:
➢ Objetivo: quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.
➢ Materiais e Recursos: que auxiliem na execução e na aplicação da dinâmica como TV, Papel, Tinta, mapas etc.
➢ Ambiente-clima: O Local da aplicação deve estar de acordo com ideia inicial (objetivo) espaço, luz etc. O local deve permitir aos participantes desenvolverem a atividade proposta.
➢ Tempo determinado: Deve ter um tempo estimado com começo, meio e fim.
➢ Passos: Ter clareza dos momentos necessários para o bom desenvolvimento para que seja possível chegar ao final de maneira clara e objetiva.
➢ Número de participantes: Muito Importante para que o facilitador tenha noção de espaço, material e do tempo necessário pra a conclusão da dinâmica.
➢ Perguntas e conclusões: Nesta etapa é possível resgatar as experiências avaliando o que visto, os sentimentos, o que aprendeu momento da síntese final, dos encaminhamentos, permite atitudes avaliativas.
A Dinâmica
Leião a Negra
Materiais: Sucatas em geral
Requisitos: Espaço, sucatas e tempo aproximado de 1h30 min.
Numero de participantes: Entre 06 e 10 pessoas.
Execução: O facilitador encarrega cada participante ou grupo de participantes a desenvolver com o material disponível (sucatas) produtos inéditos: cadeira com 3 pés, lápis sem ponta, pente para careca, espelho trincado, entre outros. O facilitador pede aos participantes que apresentem seus produtos de forma convincente a ponto de alguém se interessar em comprá-lo.
Encerramento: Todos são convidados a refletir e debater sobre a experiência de desenvolver algo inovador e a forma como é difícil introduzir o novo no mercado e na vida das pessoas.
Desenvolvimento comportamental