Desenvolvendo a coordenação motora no ensino fundamental
O desenvolvimento motor consiste em uma série de mudanças que ocorrem ao longo ciclo vital em termos do deslocamento de partes do corpo ou de todo corpo no espaço. O movimento é o elemento central na comunicação e interação com as outras pessoas e com o meio ambiente á nossa volta, é central também na aquisição do conhecimento de si e da natureza. Apesar dos movimentos estarem presentes em todas as nossas ações, eles não se repetem, variando em função da nossa disposição física e mental daquele momento. A aquisição de habilidades motoras que ocorre ao longo dos anos é fruto não só das disposições do individuo para a ação, mais principalmente do contexto físico e sócio-cultural onde o individuo está inserido.
Na execução da habilidade motora de escrever, ou pintar, por exemplo, a criança deve apresentar o controle das partes do corpo que estão em movimento para a execução da tarefa, e ao mesmo tempo o controle da relação entre os movimentos das diversas partes do corpo, isto é, ela deve controlar as partes que estarão em movimento e também controlar as partes que devem ficar paradas. Os fatores deste controle motor, ou equilíbrio motor e da coordenação, em conjunto com força produzida e a agilidade, velocidade e energia, são considerados determinantes do desempenho motor. E quanto mais a atividade exigir esta relação de movimentos e equilíbrio, maior será o nível de coordenação necessário para um desempenho eficiente.
Observa-se, que a Coordenação Motora Fina, é contemplada nas atividades realizadas com o auxílio do Micro-computador, ou seja, qualquer atividade proposta para os alunos de 5 e 6 anos envolverá o desenvolvimento da Coordenação Motora Fina. Mesmo que o aluno tenha muita dificuldade, ele será persistente e conseguirá realizar a atividade, e conseqüentemente, terá um melhor desenvolvimento de sua coordenação motora fina.
O processo ensino-aprendizagem é interativo especifico ao contexto,