Desenvolvendo Softwares Seguros
Nos dias atuais, o crescimento da internet é constante, tornando os aplicativos altamente interconectados. Antigamente não existia uma importância com a segurança. Os tempos mudaram, e hoje em dia temos servidores, notebooks, desktops pessoais, telefones pessoais, dispositivos de bolso, todos interconectados, sendo necessário uma atenção maior com a segurança contra ataques por exemplo, sendo assim necessitando que os softwares sejam melhores desenvolvidos na questão de segurança.
A internet é um ambiente totalmente hostil, então deve-se desenvolver um código que seja capaz de suportar um ataque. Sistemas seguros são sistemas com qualidade. Um código que é construído visando a segurança é robusto.
Ataques sempre acontecem, e os softwares terá que ser capaz de segurar todos esses ataques. Softwares que oferecem segurança são coisa séria. Segurança é uma prioridade, pois os usuários vêem esses sistemas como direito, e não como um privilégio.
Além da segurança é necessário que o software funcione perfeitamente, mesmo com todos seu sistema de segurança.
Caso o software possua defeitos em sua vulnerabilidade, o desenvolvedor pagará muito mais para conseguir fazer as correções necessárias e para disponibilizá-la, pois existem custos para cada um deles.
É necessário que os softwares sejam, desde o início, elaborados com um sistema de segurança eficaz para evitar quaisquer tipos de problemas futuros.
Para um bom desenvolvimento de sistemas, devemos desenvolver no padrão de "segurança por projeto", o que significa que o projeto foi bem desenvolvido desde o começo:
Seguem abaixo os passos para um bom desenvolvimento:
1 - Nomear uma pessoa para ficar responsável pela segurança do projeto
2- Obedecer às diretrizes de codificação e de projeto. Essas diretrizes são mínimas, sendo necessário sempre exceder aos requisitos das mesmas.
3 - Corrigir os bugs que não estão de acordo com as diretrizes o mais rápido possível.
4 -