Desenhos de pesquisa
Dalmo Valério Machado de Lima¹
1 Universidade Federal Fluminense
RESUMO
Objetivo: Auxiliar leitores, pesquisadores e autores para a compreensão dos principais desenhos de pesquisa utilizados pela enfermagem e em saúde em geral. Método:
Pesquisa bibliográfica. Resultados: Quadro esquemático em folha única com links para as características essenciais dos diversos desenhos ou metodologias utilizadas em saúde.
Foram identificadas 04 categorias de desenhos: experimentais, não experimentais, secundários e adicionais. O desmembramento das categorias resultou em 36 desenhos.
Conclusão: A ferramenta proposta constitui-se num facilitador para os autores em diferentes seções dos artigos: título, metodologia e metadados.
Descritores: Medidas, Métodos e Teorias; Acesso à Informação; Autoria e Co-Autoria na
Publicação Científica; Enfermagem Baseada em Evidências.
INTRODUÇÃO
A pluralidade de metodologias de pesquisa que advêm a reboque do avanço da ciência inclui àquelas relacionadas ao setor de saúde. Nesse sentido, torna-se essencial tanto ao produtor quanto ao consumidor de pesquisa a sedimentação de desenhos clássicos de investigação, bem como a atenção as novas tendências que permeiam ao referido avanço. O objetivo desse guia é auxiliar leitores, pesquisadores e autores para a compreensão dos principais desenhos de pesquisa utilizados pela enfermagem e em saúde em geral.
METODOLOGIA
Trata-se
de
uma
pesquisa
bibliográfica
que
se
utilizou
de
livros
clássicos
de
epidemiologia, metodologia de pesquisa em saúde enfermagem e ciências sociais.
RESULTADOS
Quadro 1 esquemático com links para as características essenciais dos diversos desenhos utilizadas em saúde. Foram identificadas 04 categorias de desenhos: experimentais, não experimentais, secundários e adicionais.
Quadro 1 – Desenhos de pesquisa adotados em saúde* descritiva documental estudo de caso