PESQUISA DESENHO ARQUITET NICO
DESENHO DE ARQUITETURA I PROF; PAULA
- ELEMENTOS DE UM TELHADO CERÂMICO - INCLINAÇÃO MÁXIMA E MINIM -REPRESENTAÇÃO GRÁFICA; PLANTA (ÁGUAS), CORTES E ELEVAÇÕES.
SÃO BERNARDO DO CAMPO 16-09-14
ELEMENTOS DE UM TELHADO CERÂMICO
CUMEEIRA A CUMEEIRA NA VERDADE É UM COMPLEMENTO DO TELHADO O QUE É NECESSÁRIO QUANDO SE FAZ A JUNÇÃO DE DUAS ÁGUAS, NESSES CASOS AS TELHAS NÃO FAZEM LIGAÇÃO DE UMA COM A OUTRA GERANDO UMA FRESTA OU UM BURACO QUE PRECISA SER TAMPADO PARA EVITAR A ENTRADA DA ÁGUA DA CHUVA. PORTANTO A CUMEEIRA É UMA TELHA QUE TEM UM FORMATO ESPECIAL DE CAPA QUE SERVE PARA FAZER A COBERTURA DESTE VÃO OU ESPAÇO QUE VAI ACONTECER QUANDO A JUNÇÃO DAS TELHAS DE DUAS ÁGUAS ACONTECE.
EM UMA CASA PODERIA TER VÁRIAS CUMEEIRAS E ISTO DEPENDERÁ DA QUANTIDADE DE ÁGUAS QUE O TELHADO ESTÁ DIVIDIDO. QUANDO A CASA TEM UM TELHADO DE DUAS ÁGUAS QUE É O MAIS TRADICIONAL, A CUMEEIRA GERALMENTE FICA EM CIMA FAZENDO A CAPA ENTRE AS DIVISÕES PARA O LADO DIREITO DA CASA E PARA O LADO ESQUERDO, MAS QUANDO OCORRE DO TELHADO TER MAIS DE DUAS ÁGUAS É NECESSÁRIO CRIAR MAIS CUMEEIRAS PARA FAZER A JUNÇÃO DAS DUAS OU MAIS ÁGUAS.
ESPIGÃO
PONTO CULMINANTE DE UM TELHADO. LINHA QUE DIVIDE AS ÁGUAS DE UMA COBERTURA, ESPÉCIE DE CUMEEIRA INCLINADA FORMADA PELO ENCONTRO DAS ÁGUAS OU PANOS DO TELHADO, TAMBÉM PODE SER DEFINIDA COMO ARESTA INCLINADA DELIMITADA PELO ENCONTRO ENTRE DUAS ÁGUAS QUE