desenho
Le Corbusier
Desenho
Qual a importância ou ligação do desenho com a humanidade?
Um breve Retorno histórico
O desenho talvez seja uma das formas mais antigas da expressão humana, seria tão antigo quanto sua própria origem.
O homem pré-histórico desenhava nas cavernas, animais, plantas, outros seres humanos, elementos do seu mundo, as chamadas pinturas rupestres, mas será que estes desenhos eram apenas desenhos ou haveria outros significados reais, tais como estratégias de caça, admiração por animais fortes e poderosos, troféus que por eles foram capturados, etc.
Lascaux – 15.000 a 10.000 a.c.
Outros povos, como por exemplo, os egípcios e os gregos, também utilizaram o desenho como forma de representação de sua cultura, costumes, rituais, homenagem aos seus deuses, etc, sendo desta forma, que atualmente podemos ter compreensão de sua sabedoria e história.
Fragmentos Livro dos Mortos Tebas – Egipto 1000 a.c.
Pintura em vaso grego.
O desenho na idade média nos transporta para um período onde não havia percepção da perspectiva nas suas representações gráficas.
Detalhe de um desenho mural de Palau Calades - Barcelona. Idade Média
Somente no renascimento, onde com a descoberta
Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais. Na pintura a maior conquista da busca por esse