Desenho Universal - Exemplos Positivos e Negativos de Acordo com os Componentes da Acessibilidade
Pós-ARQ – Disciplina: Desenho Universal
Desenho Universal
Bons e Maus Exemplos
Dos Componentes da Acessibilidade
Professora: Vera Helena Moro Bins Ely
Aluna: Marlise Paim Braga Noebauer
Acessibilidade Espacial
“A acessibilidade espacial é a possibilidade de compreensão da função, da organização e das relações espaciais que o ambiente estabelece, e a participação das atividades que ali ocorrem, fazendo uso dos equipamentos disponíveis com segurança e autonomia.”
(BINS ELY, 2001)
Componentes da Acessibilidade Espacial
• Orientabilidade:
Condição de compreensão do espaço (legibilidade espacial) a partir de sua configuração arquitetônica e da sua organização funcional. É a possibilidade de distinguir o local onde se está, e o percurso que se deve fazer para chegar a um determinado destino, a partir de informação arquitetônica e suportes informativos (placas, letreiros, sinais, mapas).
+ Orientabilidade
- Orientabilidade
Componentes da Acessibilidade Espacial
• Deslocamento:
Condição de movimento nos percursos horizontais e verticais e sua continuidade. É a possibilidade de deslocar-se de forma independente em percursos livres de obstáculos, que ofereçam conforto e segurança ao usuário.
Este componente quando não aplicado gera dificuldades principalmente às pessoas com restrições físico-motoras. Por exemplo, a ausência de rampa ou algum dispositivo eletromecânico que possibilite a circulação de um usuário de cadeira de rodas dentro de ambientes com desníveis como cinemas e teatros.
+ Deslocamento
- Deslocamento
Componentes da Acessibilidade Espacial
• Uso:
Condição que possibilita a utilização dos equipamentos e a participação nas atividades fins. Os equipamentos devem ser acessíveis a todos os usuários e manuseados com segurança, conforto e autonomia. Pessoas com restrições físico–motoras (ausência de força física, coordenação motora, precisão ou mobilidade) possuem