Desenho Tecnico
Formato nada mais é do que o tamanho padrão do papel que antigamente era utilizado para desenhar, atualmente não desenhamos mais diretamente no papel, fazemos o desenho com auxílio de algum software e depois plotamos (imprimir) nos formatos adequados.
Existem cinco formatos de papel utilizados no desenho técnico, são eles: A4 (210×297), A3 (420×297), A2 (420×594), A1 (594×841) e A0 (841×1188) (medidas em milímetros). Esses formatos são padronizados e nunca podem ser alterados, caso haja alteração no formato do papel pode haver grande confusão com relação a escala do desenho plotado (impresso). Não quero entrar no assunto de escalas nesse momento, porém é importante citar que todo desenho é feito em alguma escala, seja de 1:1, 1:5, 1:10 e assim por diante.
Tendo em vista que os desenho possuem escala e para que a escala seja mantida na plotagem, é necessário que o papel esteja no tamanho correto. Imagine que um desenho seja feito em um formato A4 e depois você imprima essa desenho em metade de um formato A4, obviamente o desenho ficaria com metade do seu tamanho original, para desenhos que não são técnicos talvez isso não seja problema, mas para desenho técnico isso influencia muito.
Outra coisa importante e padrão são as margens de cada formato, quando falo em margem estou dizendo que em todos os formatos devem existir linhas de margem, como aqueles cadernos que usávamos para desenhar no ensino fundamental. A diferença é que nos formatos de desenho técnico as margens possuem medidas exatas. São elas:
Para formatos A2, A1 e A0 = margem esquerda 25mm, margens superior, inferior e direita 10mm;
Para formatos A3 e A4 = margem esquerda 25mm, margens superior, inferior e direita 7mm.
É fato que esse padrão normatizado foi definido há muito tempo, ou seja, se usava esse padrão como um auxílio para desenhar quando os desenhos eram feitos em pranchetas, atualmente com os sistemas CAD muitas coisas mudaram, mas essas normas ainda não foram abolidas.