Desenho tecnico
Gola em U: Gola profunda que, a partir do início da década de 1950, apareceu nas blusas e nos casaquinhos de costumes.
Gola Pólo: Na virada do século, era uma gola de camisa masculina, branca, redonda e engomada. Gradativamente, o nome passou a descrever uma gola mole, alta e circular virada para baixo em torno do pescoço. É freqüentemente usada em malhas e roupas informais esportivas.
Gola Role: Gola alta e justa em malha ou pulôver de tricô. Muito usada na década de 60.
Gola Xale: Gola de casaco ou vestido que é dobrada para baixo formando uma linha contínua que circunda o pescoço até a frente. Muito usada na década de 30 e, novamente, na de 50, quando a forma foi muito exagerada.
Gola Redonda: Golas largas, redondas e engomadas que, no princípio, era usada por menininhos no começo do século XX. Diversos estilistas adaptaram a roupas femininas esse tipo de gola.
Gola Peter Pan: Gola chata, redonda, com cinco a 7,5 centímetros de largura, às vezes bem engomada em homenagem ao herói da peça de J.M. Barrie (1904) e do livro infantil de mesmo nome (1911). A gola Peter Pan foi muito usada pelas mulheres na década de 20, contribuindo para as silhuetas de menino da época. Retornou em década posteriores.
Gola Jabô: Gola com babado em renda ou do mesmo tecido.
Golas Altas: Golas enterteladas ou mesmo de ribanas com aspecto engomado que cobrem totalmente o pescoço.
Gola Dior: Avança larga nos ombros, pode ser usada em vestidos e casacos. 32
33
34
35
36
Montagem da gola de paletó
37
Tipos de Mangas Manga Presunto: Justa desde o pulso até o cotovelo, a manga presunto avoluma-se do cotovelo ao ombro, onde é franzida ou pregueadas e presa ao CORPETE de um vestido ou blusa.