Desenho tecnico
Corte é a denominação dada a representações de vistas ortográficas e indica basicamente pés-direitos e alturas dos elementos construtivos. São elaborados basicamente para esclarecimentos dos detalhes internos relacionados à altura e que por sua vez não constam na planta baixa. É obtido quando passamos um plano de corte e projeção vertical pela construção, em geral, um plano paralelo as paredes e retiramos a parte frontal e as informações que o complementam.
Elevação é a representação gráfica das fachadas em plano ortogonal, ou seja, sem profundidade ou perspectiva. No desenho arquitetônico o termo é usado para se referir ao desenho de uma vista ortogonal de um edifício, por exemplo, costuma ser usada como sinônimo de fachada.
Na planta de cobertura representamos a projeção superior da edificação em um plano horizontal. Trata-se do desenho de tudo que enxergamos de cima para baixo, levando em conta o telhado e as informações de acabamentos e, sistema de recolhimento e escoamento das águas pluviais. O desenho da planta de cobertura é uma composição de traços que delimitam o encontro dos diversos elementos que o compõem, os principais elementos são:
Beiral: é o limite externo do telhado que se projeta além do perímetro da edificação.
Cumeeira: linha que se forma do encontro dos panos do telhado no topo da inclinação.
Rincão: linha que representa o encontro inferior dos panos de telhado, onde se recolhem as águas.
Espigão: une cumeeiras em diferentes alturas.