desenho tecnico
Distribuição das linhas de cotas: é usual no desenho arquitetônico cotas em série, posicionadas tanto pelo lado externo da planta baixa, quanto, quando necessário, internamente ou cruzando a mesma. As cotas devem ser acumuladas de forma a também representarem as medidas externas da edificação. Deve‐se evitar cotas repetidas e repetitivas.
Unidade de cotagem: na representação de projetos de arquitetura os elementos usualmente são cotados em metros ou em centímetros. Deve‐se escolher uma dessas unidades, e adotá‐la em todo o projeto. A NBR 6492/94 permite que um desenho seja cotado em metros e que as dimensões que forem menores que a unidade (1 metro) sejam cotadas em centímetros.
Dimensionamento de esquadrias: No dimensionamento de esquadrias são representadas três diferentes dimensões, sempre na mesma ordem: largura da esquadria, altura da esquadria e altura do peitoril (distância da parte inferior da esquadria até o piso interno da edificação). No caso das portas e/ou portas, sendo a altura de peitoril igual a zero, a mesma não é informada. Além das dimensões das esquadrias é usual que sejam informados códigos para as mesmas, utilizados para identificá‐las na planilha e nos desenhos de detalhes de esquadrias, que freqüentemente acompanham os projetos.