Desastre de Bhopal
O acidente de Bhopal, um dos maiores acidentes químicos do mundo.
Aluno:
Francisco Rivênio Ythiberê Ximenes
Atividade apresentada como trabalho da disciplina Prevenção de Perdas.
Prof.: Romero
Fortaleza
Agosto, 2014
Apresentação.
Desastre de Bhopal
Estima-se que pelo menos quatro mil pessoas tenham morrido (muitas enquanto dormiam) devido a um vazamento de gás venenoso, o metil isocianato (MIC). O acidente foi resultado da inesperada reação química deste gás com água que ocorreu nas instalações da Union Carbide, indústria química multinacional de agrotóxicos, a qual produzia condições para que houvesse alimentos para uma Índia em plena expansão populacional nas décadas de 60 e 70. O pesticida produzido pela Union Carbide era conhecido como “Sevin”, que agia atacando-o sistema nervoso dos insetos. Sua produção envolvia substâncias muito perigosas e na noite do dia 3 de dezembro, estas substâncias ficaram fora de controle.
Causas e consequências do acidente de Bhopal.
Segundo pesquisas as razões para que ocorresse o acidente ainda hoje são controversas. Porém, várias fontes indicam a manutenção errada (limpeza) dos canos que conduziam a matéria prima para síntese do Sevin o fator inicial do acidente. (Causa Raiz)
Podemos encontrar falhas desde a junção de moléculas, pois, ela poderia ser feito separadamente, porém a empresa decidiu fazer a junção de uma vez o que ficaria mais barato e limpo dando mais resultado, porém para isso ocorrer precisaram usar metil isocianeto, um agente extremamente perigoso. O fosgênio era apenas um dos componentes e, devido a sua periculosidade, era armazenado em quantidades suficientes para a síntese de curtos períodos de produção. Outro componente que era utilizado, era o MIC, o qual, ao contrário do fosgênio, era armazenado em vários tanques pressurizados, cada um com capacidade para 42 toneladas de gás liquefeito. A intenção da fábrica era fechar a filial, mas