Desenho Tecnico
ITENS TÉCNICOS NECESSÁRIOS PARA CADA ELEMENTO GRÁFICO DE UM DESENHO DE: PLANTA BAIXA, CORTES, ELEVAÇÕES E PLANTA DE COBERTURA
Nome: Adri
Curso: Técnico em Edificações
Disciplina: Desenho Técnico
A planta baixa é a representação gráfica de uma vista ortográfica seccional do tipo corte, obtido quando imaginamos passar por uma construção ou um plano horizontal, o sentido do observador é de cima para baixo.
Qualquer construção projetada para um único piso terá a necessidade de uma planta baixa. Em construções projetadas com vários pavimentos iguais, terá uma única planta baixa.
Como em todos os desenhos técnicos a representação gráfica não se constituíra apenas de objetos, más também na complementação através de números de informações ou indicadores. Convém então dividir os elementos gráficos em dois agrupamentos: desenho dos elementos construtivos e representação das informações.
A sequência de montagem de uma planta baixa procura indicar o caminho mais lógico a ser seguido no desenho como: traço bem fino para marcar a construção, marcar o contorno externo do projeto, desenhar a espessura das paredes externas, desenhar as principais divisões internas, com traços médios e fortes desenhar as linhas tracejadas e projeção de cobertura, denominar os ambientes, indicar a área de cada ambiente e a especificação do tipo de piso, cotar as aberturas como: portas, janelas e portões, colocar as indicações de nível, cotar o projeto, desenhar piso nas áreas molhadas, indicar a posição dos cortes, acentuar a espessura dos traços das paredes, denominar o tipo de desenho, colocar a escala.
Cortes são representação de uma vista ortográfica seccionais, que indicam as dimensões verticais. O objetivo dos cortes em um projeto é ilustrar o maior número de relações entre os espaços interiores e significantes, que se desenvolvem em altura e que não são devidamente esclarecidos. Normalmente se faz no mínimo dois