desenho tecnico
Na arquitetura, na engenharia e no design ou desenho industrial, os desenhos técnicossão feitos por profissionais capazes de representar a ideia de um produto através de formas, dimensões e posições. Os projetistas utilizam-no para se comunicar com o fabricante e seu objetivo é atender as diferentes necessidades dessas áreas do conhecimento.
A diferença entre desenho artístico e técnico é que o primeiro é capaz de produzir emoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos.
Números, linhas, símbolos, letras em conjunto são descritos internacionalmente e através de várias normas é a linguagem gráfica que facilita o entendimento dos desenhos.
Para interpretar e executar o desenho técnico, é necessário passar por um treinamento adequado. É esse profissional que irá transcrever figuras planas, a fim de representar formas espaciais. É preciso enxergar o que não se vê e ter capacidade para entender as figuras. A essa perspectiva, dá se o nome de visão espacial.
A visão espacial: enxergando o que poucos veem
Conceituada como um tipo de percepção mental de formas espaciais, todos possuem esse dom de enxergar; porém, uns possuem mais facilidade em enxergar a partir de figuras planas e outros não. A habilidade de percepção por meio das figuras é possível quando o indivíduo desenvolve uma série de exercícios.
Por meio da visão espacial, ao imaginarmos uma casa, fechando os olhos, é possível saber sua proporção, suas formas e medidas sem estar vendo-a fisicamente. Cursos de Desenho Técnico
Existem diferentes instituições que oferecem cursos de desenho técnico. Geralmente eles abordam conceitos de desenho voltados para Arquitetura e Engenharia. Além de conhecer a linguagem do desenho, o indivíduo aprenderá como representar projetos e fazer a leitura dos mesmos, utilizando instrumentos e suportes adequados. Os profissionais terão