Desenho Organizacional das Empresas
Características Principais do Desenho Organizacional
O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Porém cada empresa é uma empresa única e especial, com suas características próprias em termos de desenho organizacional, sempre lembrando que essas características interagem entre si e que são independentes.
-Diferenciação
Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
1-Horizontal – desdobramento em departamentos ou divisões através da departamentalização.
2-Vertical – desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade. A diferenciação é responsável pela complexidade organizacional, pois quando há muitos níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessariso vários esquemas de integração e entrosamentos para coordenar o funcionamento e obter harmonia na totalidade.
-Formalização
Refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas. A formalização é o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. A formalização é, no fundo, uma forma de controle. Quanto maior a formalização, tanto mais a empresa se torna burocrática, mecanística, fechada, rotineira, bem definida e programada. A formalização pode ser feita por meio de:
A-Cargo: é uma formalidade que define as especificações relacionadas com a tarefa a executar. A descrição dos cargos formaliza o comportamento das pessoas que os ocupam.
B-Fluxo de trabalho: por meio de instruções e procedimentos detalhados sobre como executar as tarefas, como o projeto de construção de um produto.
C-Regras e regulamentos: por meio de formalização de regras e procedimentos para