Desenho Metodológico da Instituição
Universidade Estácio de Sá
Campus: Rebouças
Turno: 3º
Curso: Serviço Social
Período: 6º
Disciplina: Estágio Supervisionado do Serviço Social II
Professora: Claudete Veiga de Lima
Aluna: Jaqueline Magalhães Gonçalves da Silva
Matrícula : 201001295862
CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social da Figueira – Duque de Caxias
1 - HISTÓRICO
Primeiramente era desenvolvido o Programa Sentinela, que era composto num conjunto de ações de assistência social, de natureza especializada, com atuação multiprofissional, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, bem como suas famílias, vítimas de violência, abuso e exploração sexual, que buscava garantir os direitos fundamentais da criança, do adolescente e sua família.
Foi criado para atender o que preconiza a constituição federal de 1988, o estatuto da criança e do adolescente e a loas, fazendo parte do plano de enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes.
Após algum tempo o programa sentinela foi absorvido pelo atual CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, que passou a atender também as vítimas de violência física, psicológica e negligência, tais como crianças, adolescentes, idosos, homens e mulheres.
Também passa a ser um atendimento especializado dos CREAS o atendimentos aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (MSE) em meio aberto, dividida em liberdade assistida (LA) e prestação de serviço comunitário (PSC), subdividindo os atendimentos em PAEFI (proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos) e MSE (medida socioeducativa).
Os encaminhamentos para atendimento aos CREAS são feitas através dos órgãos de garantias de direitos, como os conselhos tutelares, o ministério público, a vara da infância e da juventude, delegacias de polícia, bem como da demanda espontânea das famílias e ou indivíduos.
2 - MISSÃO